Justiça

Disputa por forte vai à Justiça em nova investida federal por Fernando de Noronha

O episódio é mais um da saga do presidente Jair Bolsonaro que avança sobre a ilha de Fernando de Noronha  |  O episódio é mais um da saga do presidente Jair Bolsonaro que avança sobre a ilha - Divulgação

Publicado em 28/02/2022, às 08h57   O episódio é mais um da saga do presidente Jair Bolsonaro que avança sobre a ilha - Divulgação   Redação BNews

Uma disputa envolvendo uma antiga fortaleza do século 17 na ilha de Fernando de Noronha (PE) coloca mais uma vez o governo federal em confronto com o governo de Pernambuco. 


No último dia 15, a Justiça Federal negou a intervenção para a retomada do Forte dos Remédios, monumento tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ponto turístico tradicional da ilha, o local é visitado desde 1988.


O episódio é mais um da saga do presidente Jair Bolsonaro que avança sobre a ilha. Em uma live transmitida em novembro de 2020, Bolsonaro sugeriu que gostaria de federalizar o arquipélago, e neste período regras ambientais foram flexibilizadas e já foi cogitado a presença de cruzeiros marítimos na rota comercial.

Leia mais


A briga pelo Forte teve início em novembro de 2021, segundo informações do UOL. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) enviou um ofício ao governo de Pernambuco retirando a administração da ilha e passando para o controle federal.


a Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha reagiu e não o devolveu, dando início ao imbróglio judicial.


Em nota, Noronha lembrou que o arquipélago foi reincorporado ao patrimônio jurídico do Estado de Pernambuco na Constituição de 1988. "Pertencendo, como efetivamente pertence, ao Estado de Pernambuco, por força direta da Constituição Federal, é inadequado falar em 'retirada' ou 'retomada' da gestão do Forte dos Remédios", dizia o texto.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags governo disputa Pernambuco federal bolsonaro fernando de noronha Forte

Leia também


Maíra Cardi revela detalhes sobre cirurgia íntima que realizou pós traição


Propagandas partidárias gratuítas em emissoras de rádio e Tv começam hoje