Justiça

Justiça manda Google tirar do ar reportagens em que Letícia Spiller fala de Marcius Melhem

Google não comentou se vai cumprir decisão e tirar do ar reportagens  |  Reprodução/Instagram

Publicado em 27/04/2023, às 09h19   Reprodução/Instagram   Cadastrado por Vinícius DiasAléxia Sousa/Folhapress

 

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Google retire do ar, no prazo de 48 horas, links com reportagens que abordaram a entrevista da atriz Letícia Spiller ao programa Reclame na Play, em dezembro de 2020. Na ocasião, ela falou sobre as denúncias de assédio sexual envolvendo o humorista Marcius Melhem.

Caso não cumpra a decisão da 21ª Câmara de Direito Privado, anunciada nesta terça (25) e tomada por cinco desembargadores (incluindo o relator) a pedido da defesa de Spiller, a empresa terá que pagar uma multa de R$ 10 mil por hora. Procurado, o Google afirmou que não se manifestaria.

No programa, que é veiculado no Youtube, a apresentadora Bruna Calmon perguntou à atriz sobre as acusações de assédio sexual envolvendo Melhem.

Letícia afirmou que a possível vítima de assédio teria demorado para fazer a denúncia, contribuindo para que Melhem se tornasse, perante a opinião pública, "o cara". A repórter complementa a fala de Letícia: "O mártir". E Spiller responde afirmativamente: "Né, o mártir, dessa situação".

A atriz declarou ainda conhecer o ex-diretor e que ele parecia ser uma pessoa "muito querida" e "de bom coração".

Letícia Spiller considera Marcius Melhem ‘pessoa querida e de bom coração’ e diz que caso de assédio que envolve o ator virou o ‘exemplo’ da situação que é comum dentro da Globo pic.twitter.com/HMKdJgPWGH

— Fábia Oliveira (@OliveiraFabia_) December 9, 2020

 

No dia seguinte à entrevista, segundo a atriz, diversos meios de comunicação teriam veiculado "informações distorcidas e tendenciosas, com clara intenção de criar polêmicas, envolvendo o seu nome e fazendo parecer que estaria defendendo o humorista", diz trecho da decisão.

O texto destaca ainda que Spiller afirmou que sua página no Instagram foi tomada por comentários de ódio em consequência das reportagens.

O desembargador relator do acórdão, Gabriel de Oliveira Zefiro, afirmou que a atriz em momento algum defendeu Melhem nas declarações prestadas durante a entrevista, tampouco criticou a conduta das possíveis vítimas de assédio.

"Ao contrário, a agravante apenas sinalizou a importância de se denunciar os abusos sexuais o mais rápido possível, justamente considerando a dificuldade de se provarem condutas como essas, que geralmente ocorrem sem a presença de testemunhas, além de haver preconceitos sociais, notadamente de ordem machista, que dificultam a correta elucidação dos fatos", afirmou.

Leticia Spiller pediu desculpas à humorista Dani Calabresa após a repercussão negativa de sua entrevista, quando defendeu Marcius Melhem, acusado de assédio moral e sexual pela comediante #Metrópoles pic.twitter.com/d0MOO3Zu6l

— Metrópoles (@Metropoles) December 10, 2020

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Google letícia spiller assédio assédio sexual Marcius Melhem Câmara de Direito Privado reclame na play

Leia também


Atriz diz que perdeu espaço na TV por não aceitar "investidas" de Marcius Melhem


Caso Marcius Melhem: “Eu era um pedaço de carne”, lembra roteirista