Justiça

Recurso de desembargadora baiana será julgado no plenário do STF; saiba detalhes

Julgamento do recurso será presencial após pedido de destaque feito pelo ministro Edson Fachin  |  Ascom TJBA / Nei Pinto

Publicado em 07/05/2024, às 19h05 - Atualizado às 19h06   Ascom TJBA / Nei Pinto   Tácio Caldas

Afastada após ser denunciada pela Operação Faroeste, a magistrada Lígia Maria Ramos Cunha Lima, do TJ-BA, deu entrada em um novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido tem como base a recusa do habeas corpus para seu retorno ao cargo na Corte pelo ministro Edson Fachin.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esse recurso, inclusive, será julgado no plenário do tribunal de forma presencial, após Fachin pedir destaque na sessão virtual. A sessão foi encerrada na última segunda-feira (06). Vale lembrar que Lígia Maria Ramos Cunha Lima está afastada do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) desde dezembro de 2020.

PEDIDO DE DESTAQUE

Esse pedido do ministro quer dizer que fiu solicitado que o processo virtual do julgamento fosse interrompido e encaminhado para o ambiente físico. Dessa forma, todo o julgamento é reiniciado e os votos dados até então desconsiderados. Agora, todos os ministros precisarão votar novamente com a necessidade de realizarem uma nova fundamentação de cada um dos ministros.

VOTAÇÃO

Vale lembrar que Fachin tinha votado pela recusa do pedido feito no recurso e mantido a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Essa decisão manteve o afastamento da magistrada. Já o ministro Dias Toffoli, votou pela suspensão do julgamento e pediu a realização de diligências. Já os outros integrantes da 2ª Turma do STF, não proferiram seus votos. 

O ministro Dias Toffoli tinha divergido de Fachin e opinou pela suspensão do julgamento para a realização de diligências. Os outros integrantes da 2ª Turma, os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes e Nunes Marques, não declararam votos.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (06):

Classificação Indicativa: Livre


Tags TJ-BA STJ stf Superior Tribunal de Justiça gilmar mendes Supremo Tribunal Federal corte toffoli André Mendonça Dias Toffoli Tribunal de Justiça do Estado da Bahia fachin Edson Fachin operação faroeste Nunes Marques Lígia Maria Ramos Cunha Lima