Economia & Mercado

Maiores bancos do Brasil negociam vencimento de dívidas de empresas afetadas por coronavírus

Medida anunciada pela Febraban faz parte de conjunto de medidas que setor financeiro avalia para blindar economia  |  Reprodução/Internet

Publicado em 16/03/2020, às 10h29   Reprodução/Internet   Folhapress

Os cinco maiores bancos do país, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa, estão abertos a discutir a prorrogação, por 60 dias, do vencimentos de dívidas de empresas, com destaque para micro e pequenos negócios, que venham a enfrentar problemas por causa do avanço do coronavírus no Brasil.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (16), por meio de nota, pela Febraban (federação que representa os bancos).

A iniciativa dos bancos acompanha uma decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional). Em reunião extraordinária, nesta segunda-feira (16), o órgão superior do sistema financeiro anunciou medidas que liberam instituições financeiras para garantir fluxo de caixa às empresas que possam ter a rotina dos negócios afetada por uma redução ou mesmo pela paralisação das atividades com o avanço da doença no país.

Segundo a entidade, os bancos associados estão “sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, e vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda”.

Na avaliação dos bancos, há risco de “choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória”.

A Febraban também destacou que os bancos estão engajados em colaborar com a promoção de medidas de estímulo à economia, e que a rede de agências e demais canais de atendimento ficarão à disposição do público para prestar esclarecimentos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags empresas bancos dividas covid-19 coronavírus