Economia & Mercado

Aneel remarca leilão de energia após normalização de sistema

Leião da Aneel prevê a contratação de novos empreendimentos de geração de energia, com início de fornecimento a partir de 2027  |  Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 13/09/2022, às 17h44   Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Redação BNews

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse nesta terça-feira (13) que o leilão de energia A-5, suspenso na última semana, foi remarcado para o dia 14 de outubro. O pregão estava previsto para a próxima sexta-feira (16), mas foi adiado porque a comissão técnica apontou inconsistências no programa de leilões.

De acordo com a agência, o sistema já foi normalizado. O leilão prevê a contratação de novos empreendimentos de geração de energia, com início de fornecimento a partir de 2027.

Responsável por identificar as inconsistências, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) disse que o problema ocorreu devido a uma atualização no próprio sistema, realizada onze dias antes da Comissão Especial de Licitação da Aneel suspender o leilão, que fez com que informações do pregão ficassem expostas. Ontem (12), a CCEE informou à Aneel que a situação já estava normalizada.

Poderá ser contratada energia a ser geradas por novas usinas hidrelétricas, incluindo as de pequeno porte; solares fotovoltaicas; e termelétricas a biomassa, a resíduos sólidos urbanos, a carvão mineral nacional, a biogás e a gás natural.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pregão leilão energia Aneel energia elétrica

Leia também


49% dos brasileiros são contrários à pena de morte, diz pesquisa


Conta de energia dispensará custo adicional em setembro; saiba detalhes