Economia & Mercado

Endividamento cresce e atinge quase 80% das famílias no país, aponta levantamento

Segundo pesquisa, nos lares com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento ultrapassou os 80% pela primeira vez  |  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 10/10/2022, às 18h06   Marcello Casal Jr/Agência Brasil   Redação BNews

O número de famílias endividadas atingiu 79,3% do total de lares no país em setembro, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgadas nesta segunda-feira (10). Houve uma alta de 0,3% em setembro em comparação com agosto no número de devedores e um aumento de 5,3% no período de um ano.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), nos lares com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento ultrapassou os 80% pela primeira vez. O levantamento considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e também de casa.

Além disso, em setembro, também aumentou o número de pessoas que atrasaram o pagamento de contas de consumo ou de dívidas. O indicador chegou a 30% do total de famílias no país.

Em 12 meses, mostra ainda a Peic, o indicador de dívidas atrasadas cresceu 4,5%, tornando-se a maior taxa anual desde março de 2016. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags economia brasil famílias dívidas endividamento

Leia também


Petrobras anuncia queda de 5% no preço do gás natural em novembro


Brasil fica perto de recorde de lares em que ninguém tem emprego, nem informal; veja números


Indústria de sabonete cresceu com promessa de acabar com 'cecê'