Economia & Mercado

Especialista explica por que é tão difícil preencher vagas na área de tecnologia

Saiba quais áreas de tecnologia apresentam maior déficit de profissionais  |  Divulgação / Freepik

Publicado em 07/12/2023, às 05h30   Divulgação / Freepik   Cadastrado por Verônica Macêdo

Recentemente, o Google divulgou um estudo mostrando que o Brasil teria que lidar com um déficit de 530 mil profissionais da área de tecnologia da informação (TI) até 2025.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O relatório foi produzido em parceria com a Abstartups e mostra a demanda cada vez mais frequente no setor e a falta de profissionais adequados para preenchimento das vagas. Por que isso acontece?

Segundo Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, buscar profissionais de tecnologia é uma dor constante das empresas, que cada vez mais precisam de mão de obra no setor.

“A tecnologia está presente em todos os departamentos hoje, por isso a necessidade de profissionais qualificados é enorme. Precisamos pensar que também se trata de uma ótima oportunidade para os candidatos se capacitarem profissionalmente para conseguir espaço dentre essas oportunidades”, avalia.  

O estudo do Google mostrou que as áreas de TI que mais apresentam déficits em termos de talentos são: segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem, organização de TI e automação.

“A falta de mão de obra aponta que é necessário que empresas e governo incentivem a educação na área de tecnologia, afinal de contas o país precisará cada vez mais destes profissionais. E é necessário pensar no longo prazo e de forma ampla, para que os jovens queiram e consigam entrar na área, além de terem incentivo para buscar capacitação frequente”, afirma. 

O especialista aponta que além da educação formal em TI, como bacharelados em ciência da computação, engenharia de software ou áreas relacionadas, a capacitação pode ser obtida através de uma grande variedade de cursos online, certificações específicas, participação em comunidades de tecnologia e mentorias.

“Trata-se de um campo em constante evolução, que requer atualização constante. É preciso aprender a aprender em TI, e isso também pode ser feito através do desenvolvimento de projetos pessoais, estágios e trocas de conhecimento com profissionais da área”, orienta. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags vagas economia empresas capacitação Google mão de obra tecnologia profissionais déficit segurança da informação inteligência artificial Automação arquitetura de nuvem mentorias organização de TI

Leia também


Aumento do número de idosos impulsiona economia prateada; entenda


Região Nordeste tem recuo nos preços do diesel comum, S-10 e etanol em novembro, aponta pesquisa