Economia & Mercado

Investimento de R$ 9 trilhões em cidade no Nordeste levanta suspeitas da Justiça; entenda

Investimento corresponde ao Produto Interno Bruto brasileiro de 2022  |  Reprodução / You Tube

Publicado em 26/12/2023, às 08h30 - Atualizado às 08h40   Reprodução / You Tube   Verônica Macedo

Um investimento de R$ 9 trilhões na pequena cidade de Mataraca, na Paraíba, por parte da Brasil CRT Construção de Nova Cidade Ltda. - companhia comandada pelos chineses Jianing Chen e seu filho Ruotian Chen -, está levantando suspeitas da Justiça.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o valor, que corresponde ao Produto Interno Bruto -PIB brasileiro de 2022, será aplicado em um município com menos de dez mil habitantes por uma empresa desconhecida, sem site, telefone ou experiência prévia comprovada.

O projeto promete transformar Mataraca na cidade mais moderna do Brasil entretanto, nem todos confiam nessa empreitada. De acrodo com a reportagem, o consulado da China no Recife, que atende a região, afirmou à imprensa local que desconhece a empresa e disse ter "motivo para acreditar que é uma fraude".

“O vice-cônsul da China no Recife, He Yongwei, não falou em fraude em conversa com a reportagem, mas reiterou que não possui informações a respeito dessa empresa nem do projeto supracitado, e não tem nenhum contato com a empresa", afirmou o jornal Folha.

"Dessa forma, a promotora de Justiça de Mamanguape, Ellen Veras, resolveu instaurar procedimento extrajudicial para investigar o caso, revelou o Ministério Público da Paraíba à reportagem.

Em função das incertezas que envolvem o projeto, Chen pretende cancelar o empreendimento. "Iremos realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil", assegurou à reportagem. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça economia investimento consulado grupo chinês

Leia também


Startup brasileira recebe aporte de fundo internacional para expandir atuação no mercado de biológicos


IPVA mais barato em 2024 na Bahia; saiba quanto e como pode ser pago