Eleições / Eleições 2022

Defesa de Bolsonaro afirma que declarações a embaixadores não tiveram cunho eleitoral

Segundo defesa de Bolsonaro, presidente reafirma a confiança nas eleições, mas resguarda o direito de apresentar seus legítimos questionamentos  |  Alan Santos/PR

Publicado em 28/07/2022, às 21h58   Alan Santos/PR   Redação BNews

A defesa do presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em ações apresentadas por partidos de oposição (PDT, REDE, PCdoB e PT), que as declarações feitas contra o sistema eleitoral no encontro com embaixadores são parte de um “debate de ideias” e não tiveram cunho eleitoral.

“Configura manifestação de opinião política própria inerente ao debate de ideias, jamais indicando a suposta existência de propaganda eleitoral negativa. Não há nos autos qualquer indício – e sequer alegação nesse sentido – de que o discurso tenha buscado angariar votos, prejudicar eventuais pré-candidatos concorrentes ou tentado influir, de qualquer forma, na escolha dos cidadãos no pleito de 2022”, afirmou.

Segundo sua defesa, Bolsonaro reafirma a confiança no sufrágio popular, mas resguarda o direito de apresentar seus legítimos questionamentos, sempre imbuído do espírito de contribuição com o processo de avaliação do sistema eleitoral brasileiro.

“O que não se pode admitir é a tentativa de utilizar o Poder Judiciário para cercear a discussão democrática que, independentemente de qualquer juízo de valor acerca de sua correção ou viabilidade política ou jurídica, visa, apenas, amadurecer e aprimorar o sistema eleitoral, de modo a mitigar, tanto quanto possível, a possibilidade de incidência de falhas ou vícios no sistema eletrônico de votação”, continuou.

Ainda segundo os advogados, a reunião com embaixadores “foi convocada para o intercâmbio de ideias sobre o processo eleitoral vigente no Brasil, no afã de externar o ponto de vista e opinião política do e. Presidente da República acerca do atual sistema e, segundo constou de seu discurso, buscar soluções para solucionar os defeitos que entende presentes e melhorar os padrões de transparência e segurança do processo eleitoral.

A reunião, realizada no último dia 18, ocorreu no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Bolsonaro criticou a Justiça Eleitoral e colocou em dúvida a integridade das urnas.

Em 25 de julho, o PL afirmou ao tribunal que o evento teve um cunho político e não se enquadra como propaganda eleitoral antecipada negativa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE reunião advogados defesa bolsonaro embaixadores

Leia também


Lula sugere discutir só 'pontos cruciais' em vez de fazer reforma tributária


Pesquisa Datafolha de hoje mostra que Bolsonaro cresceu entre mulheres; veja números


Pesquisa Datafolha para presidente hoje: Lula está 18 pontos à frente de Bolsonaro; veja números