Eleições / Eleições 2022

Fim do limite de propagandas eleitorais pagas em jornais e sites está na pauta do STF

STF vai decidir sobre as regras para propagandas eleitorais  |  Agência Brasil

Publicado em 10/02/2022, às 08h39   Agência Brasil   Redação BNews

O pedido do fim do número limitado de publicidades eleitorais pagas em jornais impressos e na internet para as eleições deste ano serão julgadas nesta quinta-feira (10) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  A corte vai se reunir em torno dessa pauta para julgar a ação imposta pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) em dezembro de 2019.

A lei geral, de 1997, proíbe propaganda eleitoral paga na internet e limita as de jornal impresso em 10 anúncios em dias separados e até 48 horas antes das eleições. Para a associação, a mídia profissional sofreu grande modificação ao longo dos anos e os canais virtuais ganharam muito espaço na comunicação.

Mesmo com o argumento da ANJ, o governo federal foi contrário a ação. De acordo com a apuração da UOL, o Planalto acredita que a limitação da publicidade paga foi estabelecida, para garantir "a moralização, com a adoção de medidas que privilegiam a informação livre e sem distorções".

Lei mais:

STF forma maioria a favor das federações partidárias e para estender prazo

Tribunal Penal Internacional recebe denúncia de CPI contra Bolsonaro por crime contra a humanidade

Lula encontra obstáculos no PT para realizar viagem internacional

O argumento da AGU (Advocacia-Geral da União) é o de que a divulgação da publicidade paga sem limites, nos jornais e na internet, privilegia os candidatos e partidos que podem investir mais em propaganda eleitoral.

Para a AGU, a restrição assegura "a isonomia entre os candidatos, de forma a garantir máxima ao resultado do pleito". Essa também foi a linha defendida pelo Senado, "são importantes para evitar o abuso de poder econômico" por parte das candidaturas mais ricas. 

A ANJ questiona, no entanto, a autorização que se dá à propaganda eleitoral ou aos sites de candidatos, partidos coligações, nos próprios portais ou por meio de envio de mensagens.

O presidente da Corte, Luiz Fux, tem priorizado na pauta sobre os processos eleitorais: ontem o plenário decidiu, por 6 votos a 4, aumentar até 31 de maio o prazo-limite das federações partidárias, modelo de aliança política que vai estrear no pleito desse ano .

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Justiça AGU stf Justiça Eleitoral ANJ publicidade sites jornal eleições 2022