Eleições / Eleições 2022

Saiba quando o TSE decide sobre direito de resposta que pode dar enorme e decisiva vantagem eleitoral a Lula

Decisão do TSE sobre ação de direito de resposta foi suspensa pela própria ministra que concedeu liminar ao PT  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 22/10/2022, às 08h09   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por VD

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode receber uma enorme e decisiva vantagem eleitoral na véspera do segundo turno das eleições presidenciais. O PT entrou com ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo direito de resposta e pode receber 164 inserções na TV.

A ministra Maria Claudia Bucchianeri já tinha concedido o direito ao partido, mas suspendeu a própria decisão e pediu para que o plenário decida sobre a questão.

Ao conceder o direito de resposta, a ministra entendeu que a campanha de Bolsonaro veiculou propagandas com conteúdo “sabidamente inverídico” que relacionavam Lula à criminalidade por sete dias seguidos na televisão.

O julgamento acontece no plenário virtual da Corte. Os ministros podem depositar o voto por meio eletrônico. A tendência é que o Tribunal mantenha a decisão.

As inserções são propagandas de 30 segundos espalhadas pela programação ao longo dia. As campanhas ainda podem optar em juntar algumas para veicular uma peça de 60 segundos no lugar de duas de 30 segundos.

A tendência é que a nova decisão seja publicada ainda neste sábado (22).

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Justiça TSE Lula eleições Tribunal Superior Eleitoral Jair Bolsonaro bolsonaro eleições 2022 inserções de tv lula justiça