Eleições / Eleições 2022

VÍDEO: Lula comenta "espera" por apoio de Ciro: "não vou coagir"

Ex-presidente Lula (PT) segue cumprindo agenda em Minas Gerais neste sábado (22)  |  Montagem | Ricardo Stuckert/PT e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 22/10/2022, às 16h15   Montagem | Ricardo Stuckert/PT e Marcelo Camargo/Agência Brasil   Cadastrado por Yuri Abreu

O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou neste sábado (22) a "espera" por um apoio mais direto de Ciro Gomes (PDT), postulante à Presidência da República que foi derrotado no 1º turno.

No dia 4 deste mês, o pedetista anunciou o apoio à candidatura do petista nesta fase do pleito, seguindo o caminho adotado pelo partido.

Em um vídeo, no entanto, Ciro não citou o nome de Lula, resumindo-se apenas a dizer que que "acompanha a decisão do partido". O ex-governador do Ceará diz ainda na filmagem que, "frente às circunstâncias", o apoio ao ex-presidente era a "última saída".

Hoje, cumprindo agenda em Minas Gerais, Lula afirmou que não irá ficar "importunando" o pedetista Ciro Gomes por um apoio mais contundente na reta final das eleições (veja vídeo abaixo).

"A gente não pode ficar tentando coagir ninguém para nos apoiar (...) Quero que o Ciro Gomes tenha liberdade de decidir o que ele quiser, como quiser e na hora que quiser. Não vou ficar importunando o candidato Ciro Gomes", disse Lula.

🎥 Lula diz que não vai ficar "importunando" Ciro por apoio #Eleições2022 #UOLEleições2022 pic.twitter.com/iBziwrGEb7

— UOL Notícias (@UOLNoticias) October 22, 2022

Em discurso, conforme o jornal Folha de S.Paulo, o petista comentou que que o presidente do PDT, Carlos Lupi, e parlamentares da legenda já participaram de atividades com ele no segundo turno.

A visita de Lula ao estado mineiro faz parte da estratégia da campanha de focar as agendas no Sudeste, que concentra 42,6% do eleitorado nacional. O petista participou de duas caminhadas no estado nesta sexta: em Teófilo Otoni pela manhã e Juiz de Fora à tarde.

Aliados de Lula afirmam que agendas em Minas também são importantes na tentativa de diminuir os índices de abstenção. No primeiro turno, nacionalmente, o índice registrado foi de 20,95% -no estado, 22,28%.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula presidente ciro gomes eleições 2022

Leia também


Vídeo: empresário exibe venezuelano em empresa: “infelizmente ainda temos alguns colaboradores que votam no Lula"


TSE concede direito de resposta e dá a Lula 24 inserções no tempo de TV de Bolsonaro


Salário Mínimo: Bolsonaro aciona TSE para derrubar live de Janones com Lula no Facebook