Eleições

Partidos da base do governador Rui Costa emitem comunicado criticando decisão do TRE de suspender campanha de rua

Comunicado pontua que "a resolução não levou em conta dados de organizações sanitárias"  |  Reprodução/TVE

Publicado em 11/11/2020, às 08h07   Reprodução/TVE   Redação BNews

Presidentes dos diretórios e comitês municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) , Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Rede de Sustentabilidade (Rede), Podemos e Partido Progressita (PP), emitiram um comunicado criticando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) de suspensar atos presenciais de campanha a partir desta quarta-feira (10), como medida de prevenção ao novo coronavírus. 

"Desde o início da pandemia, defendemos o isolamento social para evitar a proliferação do Coronavírus. Após a flexibilização, cobramos a adoção de protocolos de segurança em todos os setores e estamos fazendo uso das medidas sanitárias de proteção em todos os eventos de campanha eleitoral. Consideramos injusta e antidemocrática a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que proibiu atividades presenciais de campanha como caminhadas, panfletagens, carreatas", afirmou presidentes dos diretórios e comitês em nota. 

O comunicado pontua que "a resolução não levou em conta dados de organizações sanitárias" e que "sua aplicação pode alterar resultados e gerar desequilíbrios na disputa eleitoral com prejuízos à população". O coletivo de presidentes ressalta ainda que "a ação fere a democracia porque vai beneficiar um pequeno grupo formado por poderosos, donos de Tvs e institutos de pesquisas", e por isso acabará "prejudicando as candidaturas com pouco tempo de TV e rádio e àquelas que possuem limitações de recursos".
 
Os presidentes esperam que a reunião do plenário do TRE, que vai analisar a decisão monocrática do presidente do órgão, consiga "reverter a decisão em nome da democracia".

Classificação Indicativa: Livre


Tags TRE eleições Rui Costa