Entretenimento

"O que estão fazendo com o Dia do Samba é uma sacanagem"

Publicado em 28/11/2012, às 15h47      Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)

"Faço samba há mais de 40 anos. Isso é um tiro no meu crânio. O que estão fazendo com o Dia do Samba é uma sacanagem", desabafou o cantor e compositor Edil Pacheco ao falar sobre o cancelamento da comemoração do Dia do Samba, que aconteceria no próximo domingo (2), data celebrada há 40 anos, e inserida por lei em 2011 no calendário oficial de Salvador.

De acordo com o sambista, que sempre esteve à frente do evento, o projeto não foi aprovado pelo edital do Ministério da Cultura (Minc). Ele disse que tentou o recurso de cerca de R$ 200 mil por meio da secretaria da Cultura da Bahia, via Edital de Projetos Calendarizados, entretanto a proposta não foi aceita: "A secretaria de Cultura disse que a festa do Dia do Samba não foi incluída na relação de comemoraçõe Calendarizadas".

Ainda segundo Pacheco, os artistas que se apresentaram no ano passado, convidados pelo cantor não foram pagos: "Foram 44 artistas que se apresentaram ano passado. Eles são meus amigos. O Ministério da Cultura passou a verba para a Secretaria da Cultura que não nos repassou e ainda falou que devolveu o dinheiro. Eu estou devendo R$ 42 mil para Caixa Econômica porque paguei tudo do meu bolso. E a Secretaria da Cultura ainda diz que não teve Dia do Samba ano passado".

Entre os convidados que se apresentaram na Praça Municipal no ano passado estão Diogo Nogueira - filho do sambista carioca João Nogueira homenageado na edição passada-, João Bosco, Mariene de Castro, Nelson Rufino, Valmir Lima, Gerônimo, Juliana Ribeiro, Nelson Rufino, Gal Borges entre outros. Na festa que não deve acontecer no próximo domingo, o sambista baiano Nelson Rufino seria homenageado pelos seus 70 anos e Mart'nália, Jorge Aragão e Danilo Caymmi seriam alguns dos convidados.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a Secretaria Municipal da Cultura e não teve retorno.

 


 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Mariene de Castro ministério da cultura gerônimo edil pacheco nelson rufino Juliana Ribeiro sambista praça municipal compositor dia do samba Valmir Lima secretaria da cultura do estado da bahia Gal Borges joão Bosco