Entretenimento

Filho de Faustão reage a críticas sobre rapidez de transplante do pai

Internado, Faustão recebeu transplante de coração no último domingo (27); rapidez gerou questionamentos na internet  |  Reprodução/Band

Publicado em 28/08/2023, às 10h35   Reprodução/Band   Cadastrado por Daniel Brito

João Guilherme Silva, filho do apresentador Fausto Silva, reagiu às críticas sobre a rapidez com que foi feito o transplante de coração ao qual seu pai foi submetido neste domingo (27). Em seu perfil no Instagram, ele compartilhou uma publicação que rebate mensagens de que Faustão teria furado a fila de transplante de órgãos.

A postagem compartilhada por João foi realizada originalmente na rede social "X", o antigo Twitter, por um médico especializado no processo de doação de órgãos e traz explicações sobre como a fila funciona. "Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos", diz.

O Ministério da Saúde se manifestou horas após a cirurgia de transplante. A pasta emitiu uma nota de "atualização de transplantes de coração realizados" na semana.

Segundo o esclarecimento, não é um costume divulgar atualizações semanais de transplantes de coração, mas "na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes".

O órgão federal disse ainda que Faustão recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária. A nota informou que no primeiro semestre de 2023 "foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, o que representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado".

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Hospital ministério da saúde filho Faustão transplante críticas coração fausto silva João Silva

Leia também


Faustão era segundo da fila de transplantes em SP, diz governo estadual


Ministério da Saúde se manifesta após Faustão ser priorizado na fila de transplantes


Hospital atualiza estado de saúde de Faustão após transplante de coração; leia comunicado