Esporte

PGR e AGU defendem volta de Ednaldo Rodrigues à CBF; saiba detalhes

Manifestações da PGR e AGU foram pedidas pelo ministro do STF Gilmar Mendes; dirigente pode voltar ao cargo na CBF  |  Rafael Ribeiro / CBF

Publicado em 04/01/2024, às 17h00 - Atualizado às 17h15   Rafael Ribeiro / CBF   Tácio Caldas

O Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, e a Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, se manifestaram sobre a situação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Eles foram provocados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e defenderam a suspensão da decisão que afastou o baiano Ednaldo Rodrigues da entidade. Apesar disso, o posicionamento não tem efeito prático, mas pode contribuir com a decisão do ministro em uma ação do PCdoB que pede a suspensão do afastamento do presidente baiano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ao acionar o STF, o partido entende que o movimento feito para tirar o baiano do cargo foi uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da turma de desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Na ação, a legenda defende o cancelamento da suspensão de Ednaldo do cargo de presidente da CBF.

Além disso, a sigla faz uma citação onde demonstra o "perigo na demora configurado diante da comunicação de que os atos de gestão do interventor não serão reconhecidos pela FIFA e pela CONMEBOL, com possibilidade concreta de aplicação de sanções ao futebol brasileiro". O partido ainda destaca que há um "risco iminente de não inscrição da seleção brasileira de futebol no torneio pré-olímpico, cujo prazo se encerra na próxima sexta-feira (5)".

Isso quer dizer que, caso decida por seguir as manifestações da PGR e da AGU, mesmo em caráter liminar, Gilmar Mendes reconduzirá Ednaldo à presidência da entidade. Vale lembrar que, entre os dias oito e 10 de janeiro uma comitiva da FIFA irá até a sede da entidade para ter uma reunião com o interventor José Perdiz e o próprio presidente afastado, Ednaldo Rodrigues.

Assista ao Arena BNews do último dia 18 de dezembro de 2023:

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ednaldo Rodrigues CBF AGU stf fifa Ação Direta de Inconstitucionalidade gilmar mendes Supremo Tribunal Federal conmebol Advocacia Geral da União gilmar ednaldo PGR messias Confederação Brasileira de Futebol procurador-geral da República ADI tjrj Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Jorge Messias Paulo Gonet Gonet