Geral

Sucom demoliu imóveis em risco na Garibaldi

Ação preventiva buscou evitar ocorrência de acidentes no período de chuva  |  

Publicado em 07/04/2011, às 23h39      Redação Bocão News


Ação preventiva da Superintendência de Controle e Ordenamento do uso do Solo (Sucom) demoliu, nesta quinta-feira (7), três imóveis ameaçados de desabamento localizados na Rua Coronel José Galdino, no bairro da Garibaldi. A demolição foi feita por prepostos do Setor de Apreensão e Demolição (SAD) evitando que acidentes ocorram durante o período de chuva.
 
Dos três imóveis envolvidos na ação, o de nº 43, situado nos fundos, foi totalmente demolido, por apresentar grande risco de desabamento. Os outros dois imóveis integram a unidade de nº 41, sendo que o do 1º andar foi totalmente demolido e o do térreo, parcialmente.

A equipe do SAD retornará amanhã ao local para finalizar os trabalhos. Os moradores já haviam sido notificados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e orientados a deixar as residências. Eles tinham conhecimento da operação realizada nesta quinta.
 
Em 2009, um corte no terreno do Edifício Ilha de Guadalupe, localizado ao lado dessas moradias, provocou o desabamento da contenção do prédio, causando deslizamento de terra, o que colocou os imóveis sob ameaça de desabamento.

Com o incidente, a estrutura das casas ficou comprometida, causando insegurança nos moradores da área. Em setembro de 2010, outra casa, no mesmo endereço, também foi derrubada pelo mesmo motivo.
 
De acordo com a subgerente da Gerência de Fiscalização Urbanística e Segurança (Gefis), Ana Kelle Marques, a Sucom irá monitorar o local, acompanhando a área pós-demolição e adotando as medidas preventivas cabíveis.

Obras preventivas devem ser executadas, segundo a engenheira da Codesal, Zenilka Galeão, que explicou que, mesmo com a derrubada, existe necessidade de fazer a contenção da terra. Se o procedimento não seja adotado, há riscos em períodos de muita chuva.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bocao News Sucom deslizamento desabamento imóvel terra demolição codesa