Geral

Governo dos EUA pede que americanos que vivem no Ceará evitem andar de ônibus

Departamento de Estado do país emitiu “alerta de segurança” aos seus cidadãos que vivem no estado  |  Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Publicado em 13/01/2019, às 08h34   Foto: José Cruz/ Agência Brasil   Redação BNews

Os ataques de criminosos no Ceará levaram o Departamento de Estado dos Estados Unidos a emitir um “alerta de segurança” aos seus cidadãos que moram no país, especialmente no estado.

Segundo o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, o comunicado relatou “o aumento de atividades criminosas relacionadas a facções e ao aumento da presença policial no estado”. Além disse, recomendou que os americanos evitem “o uso de ônibus público municipal no Brasil a qualquer hora do dia e especialmente à noite”.
 
Só na madrugada deste domingo (13), a Polícia Militar do Ceará registrou dois novos ataques criminosos contra uma torre de transmissão de energia e uma concessionária de veículos. O estado entrou neste sábado no 11º dia seguido de ataques atribuídos a facções criminosas.
 
De acordo com a PM, a torre de transmissão teve a base explodida na cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, e caiu. Na capital cearense, por volta das 5h, uma explosão atingiu o pátio de uma concessionária e danificou veículos que estavam expostos para venda. Segundo a Secretaria de Segurança do Ceará, 319 pessoas foram presas até o momento. Todas elas autuadas em flagrante por participação nos atos criminosos registrados no estado desde o dia 2 de janeiro.
 
Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que as ações criminosas ocorridas no Ceará sejam consideradas terrorismo.
 
Segundo o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, a nomeação do novo secretário de Administração Penitenciária do estado, Luís Mauro Albuquerque, provocou a onda de ataques. Conforme Costa, "a criminalidade já conhecia o trabalho" do novo gestor da pasta que administra os presídios do Ceará.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ceará estado departamento não andem de ônibus governo dos eua pedido. alerta de segurança ataques criminosos aericanos