Geral

Brasileiro vai pagar mais para comer

Itens da lista de compras das famílias devem registrar maiores aumentos   |  

Publicado em 03/11/2010, às 18h26      Redação Bocão News


Não é só impressão: a conta do supermercado anda mesmo pesada. Segundo a Fundação Getulio Vargas, (FGV) que acompanha os preços no país, os alimentos devem apresentar os maiores aumentos do ano dentre todos os itens que fazem parte da lista de compras das famílias. E produtos que tem grande importância no cardápio do brasileiro dispararam.

No período de doze meses encerrado em outubro, o feijão carioquinha e o preto, por exemplo, acumulam elevação de 76,76% e 24,75% respectivamente, de acordo com levantamento da FGV.

Na média, os ingredientes que compõem uma refeição típica no Brasil (arroz, feijão, carne, alface e tomate) tiveram aumento de 8,38%, enquanto a inflação ao consumidor ficou em 5,14%.

De forma geral, a alta dos alimentos se explica por fatores climáticos: a seca em determinados estados também encareceu a carne bovina, pois o gado ficou sem pasto, o que obrigou os criadores a investir em ração.

O economista da FGV, André Braz, disse que estes são problemas sazonais e que o feijão pode começar a desacelerar em dezembro. Braz deu como exemplo os derivados do trigo, que avançaram quando a cotação do cereal subiu no mercado internacional por causa da estiagem na Rússia, grande produtor.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bocão News aumento FGV feijão