Geral

Bancos: greve para 3.860 agências

Em Salvador, segundo a direção do movimento, 130 unidades fecharam as portas   |  

Publicado em 29/09/2010, às 22h00      Redação Bocão News


De acordo com informações do sindicato dos bancários a greve da categoria iniciada nesta quarta-feira fechou mais de 3.860 agências em todo o país no primeiro dia de paralisação. , além de centros administrativos de todos os bancos. O número representa cerca de 20% das 19.800 agências espalhadas no país.
 
Segundo informações divulgadas no site oficial do Sindicato dos Bancários da Bahia, a greve parou, no seu primeiro dia, 130 agências em Salvador , sendo 100 públicas e 30 privadas. A estimativa é que o movimento cresça, já que não há sinalização de negociação.

Nas cidades do interior, o movimento também é forte, ressalta o sindicato, informando que em diversos municípios, como Camaçari, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Barreiras e Vitória da Conquista, as agências bancárias permaneceram fechadas durante todo o dia

Somente em Salvador, cerca de 70% da categoria teria aderido ao movimento, segundo estima o sindicato da categoria. A tendência, avalia a direção da entidade na Bahia, é de que a mobilização ganhe ainda mais força nos próximos dias.

Desde agosto a categoria teria entregue a pauta de reivindicação em que pede aumento de 11%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação para todos e melhores condições de saúde. Os bancos oferecem 4,29%.

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) informou que "a entidade e os bancos manifestam sua firme intenção de adotar todas as medidas legais cabíveis e necessárias para garantir o acesso e o atendimento da população nas agências e postos bancários". A Fenaban destaca ainda que, no início do mês, os bancos têm um maior fluxo de público devido ao pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.

Os clientes que tiverem dificuldades em pagar contas nas agências devido à greve dos bancários podem recorrer aos canais de atendimento remoto, como os caixas eletrônicos e os correspondentes não bancários como casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados, além da internet para quem tem acesso ao serviço.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bocão News greve Fenaban sindicato bancos