Geral

'Só falta solo do cemitério', diz manifestante sobre taxa municipal

Reivindicação na manhã desta terça (29), em Itapuã, era contra o pagamento do Foro, nova taxa da prefeitura  |  

Publicado em 29/07/2014, às 10h12      Lucas Franco (Twitter: @lucasfranco88)

Um grupo de moradores de Itapuã, muitos deles de Nova Brasília, realizaram na manhã desta terça-feira (29) um protesto com caminhada na Avenida Dorival Caymmi, da Feira de Itapuã até a Sereia.  A reivindicação era contra o pagamento do Foro, nova taxa da prefeitura que tem intenção de cobrar por casas situadas em terreno municipal.
 
Segundo a assistente administrativa Marília Nascimento, de 26 anos, os valores no bairro variam de R$ 629, valor da sua casa, que tem 203 m², a R$ 2.900, em uma casa de dois andares, de 230 m². "Eu fiz a contestação de muitos vizinhos pela internet, o vencimento foi domingo. Contestamos a propriedade do terreno, que não é da prefeitura. Minha mãe comprou há 30 anos, temos a escritura da época de Imbassahy, em 2004", contextualiza Marília.
 
Já a professora Marinalva Ferreira, 51 anos, alega que o IPTU [Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana] já sobrecarrega demais os contribuintes. "Nós convocamos na quarta-feira [23] um advogado para explicar [o Foro, que no site da prefeitura consta como ‘espécie de aluguel, correspondente a 0,6% do valor total do terreno’]. Ele nos orientou a procurar o terceiro cartório de ofício, para saber quem é foreiro e quem não é. Mas não é isso que a gente quer”, aborda Marinalva. “Queremos a anistia do Foro, porque o que tínhamos que pagar já pagamos. Só falta pagar solo do cemitério”, completa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags prefeitura protesto Nova Brasília manifestação Itapuã taxa imposto município reivindicação foro