Geral

“Já não se respeita mais a fé e a crença de outras religiões”, diz padre de igreja ‘invadida’ por candomblecistas

De acordo com candomblecistas, caso não passou de uma falha de comunicação  |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 20/09/2022, às 15h40   Foto: Reprodução / Redes Sociais   Redação BNews

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que candomblecistas realizam um rito dentro de uma igreja católica. As imagens foram gravadas na Paróquia Imaculada Conceição, em Sobradinho, no Distrito Federal. No vídeo, uma fiel narra a cena e chega a dizer que os religiosos de matrizes africanas estariam invadindo o local e fazendo um “trabalho de macumba”.

Candomblecistas 'invadem' igreja no Distrito Federal pic.twitter.com/cujG5mXSUV

— BNews (@bnews_oficial) September 20, 2022

A Federação de Umbanda e Candomblé do Distrito Federal se pronunciou e informou que o rito é um pedido de benção, comum na religião.

Já o padre Manolo, da igreja citada, se pronunciou nas redes sociais após o compartilhamento do vídeo. “Já não se respeita mais a fé e a crença das outras religiões. Desafortunadamente, no intervalo da missa das 8h e das 10h, desobedecendo o pedido dos ministros extraordinários que, com tanto amor, carinho e educação, chegaram a eles pedindo que, por favor, saíssem, que não se podia fazer esse tipo de bênção, eles desobedeceram”, diz o padre em vídeo.

Em entrevista ao Metrópoles, o pai Alexandre de Oxalá, da Federação de Umbanda e Candomblé do DF, ressaltou que não existiu nenhuma ação maléfica. “Algumas casas de matrizes africanas têm uma cultura em que precisam pegar uma pessoa recém-iniciada e conceder a ela um caminho de vida, em que ela possa transitar em todos os lugares, possam frequentar todos os ambientes. Isso é chamado de quebra de quizila, de praga, de maldições. Eles levam a pessoa até a igreja para que essa pessoa receba a bênção do padre, a bênção do local”, esclareceu.

Pai Alexandre ainda ressaltou que fez contato com o responsável pela igreja para esclarecer que a situação não passou de uma falta de comunicação.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags candomblé brasil igreja vídeo Distrito Federal

Leia também


Sala abandonada de colégio do RJ pode ter sido palco de sexo grupal entre alunos, diz site


Exame toxicológico constata uso de drogas entre motoristas de ônibus


Criança negra chamada de "cocô" por colegas de escola pergunta a mãe se um dia ficará branco