Geral

Pesquisa aponta que o Maranhão desperdiça quase 60% da água potável

Levantamento foi feito pelo Instituto Trata Brasil  |  Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 24/01/2023, às 10h28   Tânia Rêgo/Agência Brasil   Cadastrado por Bernardo Rego

Uma pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil aponta que o Maranhão possui um desperdício de 59% em toda a água potável captada. Em virtude do desaproveitamento, a água acaba não chegando à casa dos maranhenses.

O estudo “Perdas de Água Potável (2022, ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, foi desenvolvido a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Durante o processo de abastecimento de água, realizado a partir de redes de distribuição, é comum haver a diminuição dos recursos hídricos, por razões diversas, desde vazamentos a consumos realizados de forma não autorizada.

Diante do cenário, os desperdícios ocasionam impactos ao sistema hídrico das cidades, além de prejuízos ao meio ambiente e aos consumidores do serviço de distribuição de água. No Maranhão, o volume de água que não chega à população é de 59%. Em São Luís, o número é ainda maior: 60,7% da água potável é desperdiçada, na capital, superando a média nacional, de 40,3%.

Além do desperdício de água, problemas no saneamento básico de São Luís foram evidenciados, em pesquisa, no ano passado. Somente a metade do esgoto produzido na capital recebe coleta, segundo o Instituto Trata Brasil. Desta coleta, apenas 20% passa pelo tratamento adequado.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Maranhão pesquisa brasil levantamento água potável

Leia também


Empresa fortalece alunos de medicina que receberam golpe de colega em festa de formatura; entenda


Brasil lança força-tarefa para analisar pedidos de refúgio de afrodescendentes