Geral

Professora é acusada de tampar boca e nariz de criança

A professora alega que a intenção dela era mostrar como é ruim a sensação da 'morte'  |  Elza Fiúza/Agência Brasil

Publicado em 27/05/2023, às 17h21   Elza Fiúza/Agência Brasil   Cadastrada por Letícia Rastelly

Uma professora, acusada de “tampar” ao mesmo tempo o nariz e a boca de uma criança autista, de cinco anos, foi afastada pela Secretaria de Educação da cidade de Vespasiano, no interior de Minas Gerais. A servidora, que agora responde a um processo administrativo, que pode levar a sua demissão, admitiu o fato.  

A mãe da criança, Fabi Souza, de 42 anos, disse que na última terça-feira (23), Pedro estava brincando com o pai quando disse: "Não pega no meu nariz, não, porque vou ficar sem ar e morrer". Essa frase deixou a mãe reflexiva e fez buscar o motivo da criança ter dito isso. Pedro relatou, então, que "a tia da escola" teria dito que ele "estava gritando como um papagaio" e logo depois tampou a boca e o nariz dele.

No dia seguinte o pai do menino foi a escola, onde a professora afirmou que realmente prendeu a respiração de Pedro, há cerca de um mês, porque, segundo ela, ele estava em crise, dizendo que queria morrer. A intenção da docente era mostrar como é ruim a sensação da 'morte' e, em seguida, deu um beijo no rosto do menino.

"Quando meu filho está em crise e não consegue fazer alguma tarefa, ele sente culpa e diz que quer morrer. Na escola, ele deve ter feito algo que não deu certo e disse isso. Fiquei horrorizada [com a reação da professora]. O Pedro já teve bronquite e crise de asma. Tampar a boca e o nariz dele? Como posso aceitar? Isso é agressão", disse Fabi ao G1.

Em nota, a Secretaria de Educação disse que tem "profunda solidariedade com o aluno possivelmente agredido", informando também que a docente foi afastada para responder ao PAD e que já ofereceu a família a mudança de escola e acompanhamento psicólogo se os pais quiserem. Ainda não foi registrado um boletim de ocorrência.

Classificação Indicativa: Livre


Tags professora criança autismo criança autista tampar nariz tampar boca

Leia também


Após ordem de Alexandre de Moraes, Telegram indica representantes


Campanhas de vacinação estão suspensas neste fim de semana