Infraestrutura

Conhecida como “praia do lixo”, Cabuçu sofre com falta de saneamento

Uma das praias mais movimentadas do Recôncavo Baiano não tem coleta de lixo diária  |  

Publicado em 24/01/2014, às 09h25      Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)

Em pleno verão, quando o distrito de Cabuçu, do município de Saubara, recebe mais turistas, fica visível a falta de estrutura para servir a população local e aqueles que chegam para aproveitar as praias. Umas das mais movimentadas do Recôncavo Baiano, Cabuçu sofre com a escassez de serviços de infraestrutura.


De acordo com moradores da localidade, a coleta de lixo só é realizada a cada 15 dias. Enquanto isso, a própria população tenta amenizar a situação. As ruas não possuem saneamento básico, portanto, crianças, idosos e jovens transitam em meio ao esgoto a céu aberto. “Aqui, cada um faz a sua força. Queimamos o lixo para tentar amenizar a sujeira, os mosquitos e o cheiro”, ressalta Adailton Dantas.



Outro problema constante, citado pelos moradores, é a falta d’água. “Diariamente ficamos sem. As casas precisam ter tanques para suprir a escassez. Sem contar com a falta de energia”, completa o morador.

Nos condomínios Recreio de Cabuçu e Praia do Sol, as ruas não são asfaltas ou calçadas. Quando chove, crateras são abertas e a lama toma conta do local. “Muitas vezes é impossível passar de carro e fica perigoso até para caminhar”, reclama a moradora Cristina Santos.



A situação é, aparentemente, melhor na vila do distrito. As ruas são calçadas, mas a falta de água e energia é comum. Já nas praias, a coleta de lixo também é precária. Uma carroça faz a retirada dos detritos, mas segundo os moradores também é eventualmente. “Em 20 dias, só passou aqui duas vezes. Isso porque é alta estação”.




 


A reportagem tentou contato com a prefeitura de Saubara, mas até o fechamento desta matéria não obteve sucesso.

Publicada no dia 23 de janeiro de 2014, às 20h7
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags prefeitura verão praia lixo Saubara cabuçu coletam saneamento básico