Meio Ambiente

Justiça Federal dá 72 horas para governo explicar liberação de pesca em Fernando de Noronha

Decisão se baseia em uma ação popular movida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Fabiano Contarato  |  Reprodução/Ivo Lima/ ME

Publicado em 12/11/2020, às 18h32   Reprodução/Ivo Lima/ ME   Redação BNews

O juiz federal João Carlos Mayer Soares, da 17ª Vara Federal Cível do Distrito Federal,deu um prazo de 72 horas para que a União explique a liberação de pesca de sardinha no arquipélago de Fernando de Noronha. 

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, a decisão desta  quinta-feira (11), se baseia em uma ação popular movida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Fabiano Contarato (Rede).

Na ação, o parlamentar pede a nulidade do termo de compromisso que permitiu essa atividade, em acordo firmado entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os pescadores da ilha.

Contarato afirma que a liberação da pesca de sardinha na região, em período reprodutivo e com a finalidade de obtenção de isca-viva é incompatível com as regras de proteção ambiental estabelecidas em lei federal para aquela região.

“Estudos científicos realizados na área, utilizados como referência pelo próprio ICMBio em 2016, demonstram que a pesca embarcada (modalidade de pescaria em que o peixe é fisgado dentro de um barco) não é atividade tradicional daquela localidade, inexistindo base legal para a liberação”, argumenta o Contarato.

O magistrado também pede que o Ministério Público Federal (MPF) seja acionado para se pronunciar sobre o tema, caso entenda necessário.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça governo bolsonaro liberação explicar pesca fernando de noronha bnews 72 horas