Mundo

Membros do Talibã se divertem em parque após tomar Cabul

Após espalharem o caos pela cidade, eles comemoraram a volta ao poder  |  Reprodução/Twitter

Publicado em 17/08/2021, às 21h31   Reprodução/Twitter   Lucas Pacheco

Após tomarem a capital do Afeganistão, Cabul, no último domingo (15), e espalharem o terror pela região, fazendo milhares de habitantes tentarem fugir do país em cenas cinematográficas e dramáticas de invasão a aeroporto e aeronaves, integrantes do Talibã foram comemorar o sucesso da operação em um parque de diversões. Um vídeo que circula na internet mostra os membros do grupo, armados, brincado em carrinhos de bate-bate.

Assista:      

 

— bnewsvideos (@bnewsvideos) August 18, 2021

                             

Pelas imagens, há extremistas nos brinquedos e ao redor do equipamento. Eles aparentam felicidade e comemoram entre si, após instalarem o caos pelas ruas da capital afegã, restringido os direitos de mulheres e crianças, proibindo o uso de internet e televisão, instalando postos de controle e ocupando espaços públicos e privados, como a academia do palácio presidencial.

Diversos cidadãos afegãos iniciaram uma tentativa de fuga desesperada do país para fugirem das ações violenta do grupo. Milhares invadiram o aeroporto da capital e forçaram a entrada em aviões que decolariam para outros países. Alguns despencaram de uma aeronave que já estava no ar. 

Tomada de Cabul 

No domingo (15), o grupo extremista tomou o controle da capital do Afeganistão, Cabul, 20 anos depois de ter sido expulso pelas tropas dos Estados Unidos. O presidente, Ashraf Ghani, fugiu do país horas antes de o grupo chegar à capital. 

A retomada da cidade ocorre após o início da retirada das tropas americanas do país.  

Em 2001, os Estados Unidos reagiram contra o Talibã após os ataques de 11 de setembro, se juntando à Aliança do Norte, uma organização desenvolvida pelo Afeganistão para unir a população e combater o grupo extremista. 
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags festa parque de diversões comemoram afeganistao bnews taliba