BNews Nordeste

Colégio usa item polêmico para representar cabelo afro no Dia da Consciência Negra; confira

No Dia da Consciência Negra, funcionarias de escola foram advertidas por atitude polêmica  |  Ilustrativa / Freepik

Publicado em 24/11/2023, às 10h43   Ilustrativa / Freepik   Emilly Giffone

No dia de celebração da Consciência Negra uma atividade extracurricular de uma escola particular da Zona da Mata Norte de Pernambuco, em Goiana, gerou polêmica nas redes sociais. Uma turma de ensino infantil fez uso de palha de aço, mais conhecida como bombril, para representar cabelos afros.

De acordo com o G1, após toda repercussão, o Colégio Ágape chegou a se posicionar sobre o ocorrido e relatou que as professoras envolvidas na atividade foram advertidas. A atividade foi desenvolvida com 15 alunos de 3 anos de idade.

Nas imagens que circulam na web, uma criança fardada aparece sentada e na mesa um papel com um desenho. No impresso, o que chama atenção são os tufos da palha de aço nos cabelos de um boneco pintado com tinta preta.

Reprodução / Redes Sociais

 

A instituição chegou a publicar uma nota se retratando após o ocorrido, afirmando que o fato foi um caso isolado, “praticado em uma atividade extracurricular que infelizmente as profissionais envolvidas tiveram uma ação totalmente contrária à nossa política de ensino".

O caso indignou internautas na plataforma X. “Em 2023 ja não é mais aceitável a comparação de cabelo afro com palha de aço.  A construção desse ideário racista no imaginario da criança forma seres humanos capazes de não se reconhecem pertencente em ambientes que também são delas”, escreveu um usuário.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Pernambuco consciência negra bnews Goiana Palha de aço ensino infantil colégio ágape

Leia também


Afiliada da Globo que pertence a Collor pode perder contrato e diz que emissora "abusa da boa-fé"; entenda


Resort é multado em R$ 50 mil por lançamento de esgoto em rio