BNews Nordeste

Governo do Alagoas anuncia desapropriação em locais atingidos pela Braskem; saiba detalhes

Governo de Alagoas anuncia desapropriação em cinco bairros de Maceió  |  FOTO: DEFESA CIVIL DE ALAGOAS

Publicado em 11/12/2023, às 12h50   FOTO: DEFESA CIVIL DE ALAGOAS   Cadastrado por Maycol Douglas

O governo do Estado de Alagoas anunciou que vai desapropriar locais de cinco bairros de Maceió, capital alagoana, que sofrem em decorrência da mineração da Braskem, que, atualmente, pertence a empresa petroquímica.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O intuito é justamente transformar toda a região em uma espécie de parque ambiental. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Paulo Dantas (MDB), logo depois do rompimento de uma mina, no último domingo (10).

Os bairros de Mutange, Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e uma parte do Farol pertencem à Braskem. A área equivalente foi repassada após um acordo entre a prefeitura da capital alagoana e a empresa petroquímica, com uma indenização avaliada em cerca de R$ 1,7 bilhão pelo município.

O ofício chegou a transferir de maneira formal à Braskem a posse dos imóveis e da área, entretanto, de acordo com uma negociação firmada em 2020, pelo Ministério Público Federal (MPF), a empresa não pode intervir "para fins comerciais ou habitacionais".

O governador Paulo Dantas deu detalhes nas redes sociais. "Nós determinamos a desapropriação daquela área que foi comprada pela Braskem para se tornar um grande parque estadual em respeito à memória de todos que moraram e têm histórias nesses bairros que foram perversamente atingidos pelo crime da Braskem”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags prefeitura Alagoas Braskem govenro Maceió Paulo Dantas

Leia também


Após vídeo viralizar, justificativa sobre o rompimento de mina da Braskem surpreende


Vídeo: Mina da Braskem se rompe sob a lagoa Mundaú, em Maceió