Polícia

Polícia tenta explicar os 10 mil homicídios sem elucidação

Em nota, SSP confirma que dados são de crimes ocorridos até 2007   |  

Publicado em 24/05/2011, às 16h57      Rafael Albuquerque

Dados divulgados recentemente dão conta de que mais de dez mil assassinatos na Bahia não tiveram os inquéritos concluídos e ficaram impunes, sem solução. A notícia choca, principalmente quando é levada em consideração a situação das famílias das vítimas que convivem com o sentimento de impunidade. Esses dados representam inquéritos instaurados até 2007. Isso significa que tantos outros crimes ocorridos de 2007 em diante estão sem solução.

Como tentativa de melhorar o quadro negativo, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), comandada por Maurício Teles, até criou recentemente o Departamento de Homicídios, que inclui onze delegacias, sendo seis em Salvador e Região Metropolitana e cinco no interior. A idéia é intensificar as ações da Polícia Civil para ampliar os percentuais relativos à elucidação e conclusão de inquéritos de homicídios, mas o que se constata a cada dia é o aumento no número de casos sem resolução.

Procurada, a SSP informou à reportagem do Bocão News que quem responde por isso é a Polícia Civil do Estado da Bahia, representada pelo Delegado-geral Hélio Jorge Paixão, cuja assessoria se limitou a enviar uma nota tentando esclarecer o assunto, sobre o qual ainda pairam muitas dúvidas. Segue trecho: “A Polícia tem como meta encaminhar à Justiça, até o final de 2011, todos os inquéritos instaurados até 2007 pela instituição, estimado em 10 mil. A meta foi estabelecida em conjunto com o Enasp – Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, entidade multidisciplinar que, além da Polícia baiana, reúne representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça, entre outros órgãos ligados à Justiça e a Segurança Pública de todos os estados brasileiros”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bocão News SSP Policia Civil Hélio Jorge maurício teles