Polícia

Secretário confirma caso de meningite no Conjunto Penal Feminino

Mas desconhecia fato de que as presas da 9ª DP estariam com suspeita da doença  |  

Publicado em 28/05/2011, às 12h52      João Kalil

Em entrevista exclusiva ao Bocão News, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, confirmou que a presa Jucicleide Maria dos Santos Cruz, interna da galeria “B” do Conjunto Penal Feminino, localizado no Complexo da Mata Escura, contraiu o vírus da meningite.


Mas, ao ser perguntado sobre a transferência das presas da 9ª delegacia, na Boca do Rio, com suspeita da doença, para o Conjunto Penal, o secretário disse desconhecer o fato. “Não estava sabendo dessa informação”, confessou Duarte, confirmando apenas o caso da interna.
 
Segundo o secretário, a doença foi constatada no último dia 24, sendo a presa encaminhada para o Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, onde se encontra em observação. Ainda de acordo com Duarte, após confirmação do caso, a secretaria adotou todas as medidas, isolando a galeria da interna, imunizando as outras presas e suspendendo as visitas de familiares.
 
Contudo, para o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia, Roquildes Ramos, estas medidas não são suficientes para conter a proliferação da doença dentro do Conjunto Penal. “As galerias A, C, D, E e F também deveriam ser isoladas, mas não foram e, com isso, há um receio de que haja contaminação de meningite entre os agentes penitenciários e internos”, revelou Ramos.
 
O sindicalista alerta ainda sobre a superlotação e o temor de funcionários e internas após a transferência das 32 presas que estavam custodiadas na 9ª Delegacia para o Conjunto Penal Feminino. “Com a transferência, o número de internas subiu para 166. A capacidade da unidade é de 96 vagas. Isso pode trazer graves consequências, como uma rebelião, por exemplo,” concluiu Roquildes Ramos.

Além disso, outro fato que chama bastante atenção é o temor de um surto de meningite no bairro da Boca do Rio, onde é localizada a 9ª Delegacia. Já há relatos de moradores que evitam procurar a unidade com medo da doença e até mesmo de agentes da Polícia Civil que têm evitado ir ao trabalho por conta do receio da contaminação.

* Matéria originalmente postada no dia 27/05/2011, às 16h

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bocão News boca do rio meningite Nestor Duarte presas