Polícia

Após ser preso, chileno encontrado com bebê tem prisão relaxada

Publicado em 21/09/2016, às 08h12   Reprodução   Redação Bocão News

Um chileno identificado como José Luís Plaza Galego, de 54 anos, foi preso com um bebê recém-nascido dentro de um saco de lixo, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na quinta-feira (15). Nesta terça-feira (20), ele teve a prisão relaxada e foi solto após audiência. Ele foi agredido por populares, preso e levado para a Delegacia por policiais militares. A delegada Elaine Laranjeira, da 27ª Delegacia, onde o estrangeiro ficou preso, informou que José Luís tem passagem pela polícia no Rio de Janeiro. 
 
A criança, que ainda estava com o cordão umbilical, segundo a polícia, foi levada para a maternidade Albert Sabin, em Salvador, onde recebeu cuidados médicos e teve alta na segunda-feira (19). O bebê é um menino e, ainda na maternidade, ganhou o nome de Gabriel. Inicialmente, o bebê foi encaminhado para a Vara da Infância e Juventude de Lauro de Freitas, depois para uma casa de acolhimento, e agora está num abrigo.
 
À polícia, o estrangeiro, que é chileno, disse inicialmente que os pais da criança entregaram o bebê a ele, mas depois mudou a versão e informou que achou o bebê no lixo. Segundo a Defensoria pública, não ficou comprovado que o chileno tenha alguma relação com o abandono da criança. Ainda não há informações sobre os pais da criança.
 
De acordo com a juíza que fez a audiência, Antônia Marina Faleiros, da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, José Luís Plaza tem sérios problemas mentais e é procurado pela família, que mora no Chile. Quando terminou a audiência, ele foi levado pelo Samu para uma unidade psiquiátrica.
 
O homem entrou no Brasil legalmente em 2014 e os parentes perderam o contato com ele. O Consulado do Chile, que tem sede em Salvador, acompanha o caso.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lauro de Freitas bebê Gabriel defensoria pública chileno Consulado do Chile Antônia Marina Faleiros