Polícia

Subsecretário de Segurança atira em porta para impedir invasão do MST no CAB

Manifestantes estavam armados com foices, facões, machados, enxadas e paus  |  

Publicado em 11/09/2013, às 06h35      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O subsecretário de Segurança Pública da Bahia, Ari Pereira, fez disparos de arma de fogo para dispersar os manifestantes para impedir a invasão dos integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) ao prédio da sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) na manhã desta terça-feira (10), Centro Administrativo da Bahia.

De acordo com assessoria da pasta, Integrantes do Movimento dos Sem-terra (MST) invadiram o prédio da SSP armados com foices, facões, machados, enxadas e paus. Eles já ocupavam o térreo e pretendiam subir às escadas para ter acesso aos outros pavimentos, quando foram impedidos por um disparo de advertência. A ação fez os manifestantes recuarem e garantiu a integridade dos servidores que já tinham chegado ao trabalho e das instalações do prédio. A Secretaria da Segurança Pública afirma estar aberta ao diálogo com o MST, mas repudia qualquer manifestação violenta, que ameace a integridade dos funcionários e as instalações físicas de suas dependências.

Manifestantes que estavam no local acusam o subsecretário de atirar por três vezes na direção do grupo, causando pânico no local. Um dos tiros atingiu uma porta de vidro do prédio. A confusão aconteceu por volta das 8h quando centenas de integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) tentaram invadir o prédio. Segundo a Central de Polícia (Centel), duas viaturas da 82ª Companhia da Polícia Militar (CIPM/Paralela-CAB) foram encaminhadas ao local para acompanhar o protesto com cerca de cinco mil pessoas. Manifestantes que não conseguiram entrar no prédio e decidiram se reunir no entorno. 

Com cartazes e faixas eles pediam a investigação na morte de um jovem durante os conflitos por terra no interior do estado. O grupo também quer a intervenção da SSP-BA nas negociações. Os manifestantes estavam acampados na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde segunda-feira (09).


Publicada no dia 10 de setembro de 2013, às 13h35

Classificação Indicativa: Livre


Tags SSP MST Secretaria de Segurança Pública prédio manifestantes Movimento dos Sem Terra foices subsecretário machados enxadas facões Ari Pereira paus