Polícia

Comunidade acredita em redução de violência no Uruguai com Base Comunitária

Serão 60 policias em uma área de 2 km quadrados  |  

Publicado em 23/07/2014, às 09h33      Lucas Franco


A inauguração da décima quarta Base Comunitária de Segurança do estado da Bahia, no bairro do Uruguai, em Salvador, teve as presenças de autoridades, cerimônia e execução do hino nacional do Brasil, na manhã  desta quarta-feira (23). Serão 60 policias em uma área de 2 km quadrados, com investimento de R$ 487 mil.

Estiveram presentes o governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro e a responsável por cobrir a área, tenente Rosana Vieira.



Pessoas próximas da base, que fica na Rua Régis Pacheco, se disseram satisfeitas com o reforço de segurança. "Graças a Deus, eu fico feliz. Já trabalho aqui há sete anos. Era perigoso, mas agora estamos em um mar de rosas. Ninguém nunca mexeu comigo, mas com outras pessoas não sei dizer", conta a dona de uma cantina próxima da base, Antônia Queiroz.

O reforço policial, porém, não é a única medida para melhorar a segurança, opinou o governador. "Trazer segurança não é só fazer policiamento, mas também garantir oportunidades aos jovens, para afastá-los das drogas. Ninguém tem solução mágica para a segurança, mas vamos vencer essa batalha dos que não querem a tranquilidade do povo".



 


Os números recentes em outras bases comunitárias credenciam o bairro do Uruguai a reduzir seus índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), acredita o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. "O projeto de base comunitária vem desde abril de 2011, e o índice de violência tem diminuído entre 45% e 50%. É um acompanhamento diferenciado, junto com a comunidade". A situação de Amargosa, segundo o secretário, será solucionada com a chegada de mais policiais. "Estamos com aumento de efetivo para dar estabilidade institucional na cidade. Esperamos resultados dos novos investimentos para tomar novas medidas", reflete.



A relação de amizade entre comunidade e Polícia Militar é um dia instrumentos para o projeto dar certo no bairro do Uruguai, alega a tenente Rosana Vieira, responsável pela base. "Eu me apresentei na base no final de março. Já conheço a área há uns cinco anos, e fizemos um estudo sobre aqui. O objetivo é trazer segurança e aproximar comunidade e polícia. Quebrar o mito de que comunidade e polícia não podem se unir".

Estudante de um colégio público próximo, Tayanne Viana acredita que a aproximação com a polícia irá acontecer. "Vai ser bem melhor para a gente, mais segurança e proteção". O comandante geral da PM, coronel Castro, enxerga que o momento é especial. "É hora de se aproximar com a população".

Confira mais fotos da inauguração da base comunitária do Uruguai na galeria (clique aqui)

Classificação Indicativa: Livre


Tags violência Uruguai redução autoridades comunidade acreditam base c