Polícia

Homem negro que teve spray de pimenta espirrado no rosto durante abordagem policial dá detalhes da situação; veja

César de Carvalho, de 31 anos, disse que os PMs já chegaram "de forma arrogante e prepotente"  |  Reprodução/Redes sociais

Publicado em 26/04/2024, às 21h49 - Atualizado às 21h50   Reprodução/Redes sociais   Redação

O homem negro que teve spray de pimenta espirrado no rosto durante uma abordagem da Polícia Militar, na última terça-feira (23), em São Paulo, contou que "não conseguia respirar" na ocasião. As informações são do G1. De acordo com o músico César de Carvalho, de 31 anos, a confusão começou por causa do pagamento do aluguel da casa onde ele mora há cerca de sete meses.

Durante a confusão, o ex-marido da proprietária do imóvel acionou a PM, e dois policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 9° Batalhão da PM Metropolitana, foram até o local. Ainda segundo César, os agentes já chegaram "de forma arrogante e prepotente", sem revistá-lo. No momento em que ele pegou o celular para ligar para a advogada, os policiais não permitiram e o empurraram contra o portão da casa, foi quando a abordagem violenta começou.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

"Não ofereci resistência. Estava tentando explicar que não tinha nada a ver a situação. Não me revistaram nem me ouviram, já jogaram spray de pimenta. O policial continuou me enforcando e jogando o spray", relembrou.

A situação foi gravada pelo irmão da vítima e viralizou nas redes sociais. A advogada do músico, Beatriz de Almeida, informou que o cliente foi mantido por mais de uma hora no "camburão" da viatura. Ela também disse que o caso foi registrado como desobediência e desacato.

"É um absurdo. Ele não voltou mais para casa, porque não se sente seguro. Ele pagou um aluguel adiantado, sofreu uma pluralidade de violências, e agora não pode voltar para a própria casa [...] Vamos acionar o Estado em decorrência da violência e da ineficiência do serviço de segurança pública, porque quem tem seus direitos violados deve ser protegido pelo Estado”, afirmou Beatriz.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícia violência São Paulo abordagem policial bnews homem negro

Leia também


Após concluir investigação do caso Porsche, polícia pede prisão do motorista pela terceira vez


Câmera clandestina usada para vigiar ação da polícia é apreendida em cidade baiana