Polícia

Saiba quem são os mais procurados da Bahia e como você pode ajudar a prendê-los

Os homens mais procurados da Bahia fazem parte do Baralho do Crime, da SSP  |  Alberto Maraux/SSP-BA

Publicado em 22/07/2022, às 05h00   Alberto Maraux/SSP-BA   Redação BNews

Eles são homicidas, traficantes e assaltantes. Pessoas com diversas passagens e que vivem às escondidas em dissonância com a Justiça. São considerados os mais perigosos da Bahia pelas autoridades policiais do estado. E sim, você, que é civil, pode ajudar a prendê-los com apenas um telefonema. Uma ligação anônima com qualquer informação que possa fazer os agentes policiais chegarem até eles. 

O Baralho do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia (SSP-BA) em 2008, é um catálogo com as informações daqueles mais procurados. São 52 cartas, contendo os 4 naipes. Os “Ás” ocupam o topo da lista de periculosidade.  

Um deles, o "Ás de Copas”, é o Sidmar Soares dos Santos, conhecido como “Bolota”. O itabunense pegou uma pena de 18 anos por ter sido apontado como o responsável pela morte de dois homens. Os crimes aconteceram em 2005 e 2009. O primeiro foi dentro do Conjunto Penal de Itabuna. 

Bolota foi adicionado ao Baralho do Crime em 2019 (Foto: Divulgação/SSP-BA)

 

Em 2013, ele foi levado para cumprir a pena na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, localizada na zona rural da capital do Mato Grosso do Sul. 

Bolota é um dos integrantes da facção criminosa denominada “Raio A”, que atua em Itabuna. Ele foi adicionado ao Baralho do Crime em 2019. A suspeita é de que o foragido tenha migrado para o Rio, mais precisamente para o Complexo da Penha.  

Outro foragido

Em dezembro de 2014, ônibus foram apedrejados e incendiados nos bairros de Valéria e Pernambués, em Salvador. Os policiais chamados para atender as ocorrências foram recebidos a tiros. Os ataques aos veículos e aos agentes teriam sido feitos em represália à morte de uma liderança do tráfico de drogas durante uma troca de tiros com a polícia.

Uma das pessoas que estava por trás da ação criminosa era Alan Santos Fonseca, o Junior Pial, ou JP. Ele chegou a ser preso na companhia de um comparsa dias após os ataques. Os homens foram flagrados a bordo de um veículo, na região do Retiro, portando uma pistola de calibre ponto 40, com dois carregadores municiados.

Em 2020, enquanto estava custodiado Junior Pail não retornou após 'saidinha' (Foto: Reprodução/SSP-BA)

 

À época, ele foi apontado como integrante da facção Katiara e o responsável pelas bocas de fumo de Nazaré das Farinhas e Maragogipe, cidades do Recôncavo baiano. Além disso, ele também atuava na capital baiana. Em 2020, enquanto estava custodiado no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o homem foi beneficiado com uma saída temporária, mas não retornou.

O Baralho do Crime completo pode ser acessado no site da SSP-BA. Quem tiver informações sobre os criminosos procurados pode entrar em contato com a polícia através do Disque Denúncia, por meio dos telefones de números (71) 3235-0000 (capital) e 181 (interior).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Polícia SSP-BA foragidos baralho do crime procurados homens mais procurados

Leia também


Preso estuprador que aterrorizava Salvador; homem fez mais de 10 vítimas


Idoso que apareceu vivo no próprio velório morre no interior da Bahia


Repórter da TV Globo é ameaçada ao vivo por homem armado; veja vídeo