Polícia

Uso de câmeras corporais em policiais é aprovado; saiba detalhes

Recomendação para o uso de câmeras teve a aprovação do CNPCP  |  Rovena Rosa/Agência Brasl

Publicado em 20/01/2024, às 09h56   Rovena Rosa/Agência Brasl   Pedro Moraes

O uso de câmeras corporais pelas polícias no Brasil está próximo de ter um desfecho. Em uma ação realizada nesta sexta-feira (19), o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou uma recomendação referente a utilização das bodycams. Ainda assim, a medida é opcional e chegará ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para aprovação.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Dentro do texto aprovado estão estabelecidas regras gerais para gravação, armazenamento e acesso às imagens gravadas no decorrer do trabalho de policiamento feito pelas corporações. Os órgãos de segurança pública deverão, pelas regras, utilizar sistemas de câmeras que funcionam com acionamento automático.

Quanto à gravação, ela terá que ser feita durante todo o turno de serviço e armazenada em no mínimo três meses. Situações como prisões em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e inspeções de atividades prisionais poderão ser contempladas. 

Pessoas que sofreram abordagens policiais inadequadas e agentes que forem acusados de abuso de autoridade e que queiram comprovar a legalidade de sua atuação terão o direito de pedir acesso. 

“Estamos tratando de uma recomendação. O conselho deliberou em vez de aprovar uma resolução, que teria um caráter mais impositivo, converter em recomendação, que aponta um horizonte do que é desejável”, afirmou o presidente do conselho, Douglas Martins.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícias aprovação ministro da justiça câmeras corporais BNews Polícia Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

Leia também


Saiba quando os PMs baianos passam a usar bodycams


Governador dá prazo para compra das câmeras a serem usadas nas fardas da polícia


Ministro da Justiça se manifesta sobre câmera corporal em policiais; confira