Polícia

Werner responde a críticas de ministro dos Direitos Humanos sobre ações da PM

Ministro dos Direitos Humanos acionou ouvidoria para apurar mortes em ações policiais  |  Joilson César/BNews / Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 07/08/2023, às 13h59   Joilson César/BNews / Tânia Rêgo/Agência Brasil   Sanny Santana

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, respondeu a declaração do ministro Silvio Almeida, responsável pela pasta de Direitos Humanos e Cidadania, que criticou as ações policiais que resultaram em 30 mortes em uma semana na Bahia.

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (7), no Salvador Shopping, onde anunciou um novo posto policial, Werner declarou que "recebe todas as observações e colocações do ministro Silvio". Além disso, ele afirmou que existe um "alinhamento muito grande entre secretaria, e o Governo do Estado e Governo Federal". 

O responsável pela pasta de Segurança Pública também agirmou que são adotados procedimentos de forma "enérgica" para apuração de ocorrências que envolvem violência. "A gente vem fazendo através da Polícia Civil, de eventuais sindicâncias da Polícia Militar e através da Polícia Técnica com elaboração das perícias necessárias para o inquérito policial", declarou.

A resposta vem após o ministro acionar a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para investigar as 30 mortes ocorridas em uma semana, durante ações policiais na Bahia.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Por meio de nota, Almeida afirmou que as atuações da PM baiana "não são compatíveis com um país que se pretende democrático e em consonância com os Direitos Humanos".

Por determinação do ministro, a Ouvidoria vai investigar o caso, ouvir autoridades locais, além de colher depoimentos de moradores da região. Um procedimento parecido foi adotado em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde 16 pessoas foram mortas durante uma operação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia polícia militar PM Direitos Humanos Segurança Pública Silvio Almeida Marcelo Werner

Leia também


VÍDEO: Ação policial pesada deixa 5 mortos em Águas Claras


Cinco homens são baleados e quatro deles morrem em Salvador


Sete integrantes do BDM morrem em confronto com a polícia em Camaçari e armamento pesado é apreendido