Política

Após 'pagação' de Dom Murilo, Joceval critica prefeitura por falha

Líder do governo diz que administração soteropolitana demonstra falta de atenção com fé do povo baiano  |  

Publicado em 09/12/2014, às 07h30      Adélia Félix, David Mendes e Juliana Nobre


Falta de estrutura cancela tradicional missa campal / Foto: Juliana Nobre/Bocâo News

O líder do governo na Câmara de Salvador, Joceval Rodrigues (PPS), que é ligado a Arquidiocese da capital baiana, não quis nem tomar conhecimento que é o porta voz do Executivo no Legislativo soteropolitano e, zangado, cobrou da prefeitura que o mesmo empenho do Réveillon e no Carnaval seja empregado nas festas religiosas da cidade como a realizada nesta segunda-feira (8), dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia.

Por conta de problemas na estrutura montada em frente à basílica, no Comércio, o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, foi obrigado a transferir a missal campal para dentro do templo religioso e, também zangado, cobrou que a prefeitura trate as festas religiosas com a mesma importância das profanas.

“Isso não aconteceu somente com essa festa. Acontece há muito tempo. Setores da prefeitura não entendem a dimensão dessa festa. As festas religiosas não recebem apoio por falta de conhecimento dos gestores da prefeitura”, disparou o edil governista, em contato por telefone com o Bocão News. Joceval está em Cachoeira Paulista, em São Paulo, onde participa de um evento a Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova. 


Zangado, líder do governo ataca responsáveis da prefeitura por garantir apoio a eventos da Igreja Católica

Para Joceval, o poder público tem que entender que "não é apenas uma festa de uma religião". “Essa missa aconteceu há mais de cem anos. É uma festa da padroeira da Bahia, e recebe esse tipo de atenção? Isso é um absurdo e só demonstra a falta de atenção dos órgãos públicos pela fé do povo baiano. Eu queria muito que a expertise dos organizadores da prefeitura fosse voltada para a festa religiosa. Como vereador de Salvador e como católico já venho falando isso há muito tempo. Mas precisou o bispo falar”, criticou.

Contatada, a prefeitura de Salvador informou que a responsabilidade em garantir a estrutura para a realização das homenagens à padroeira está a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo. A reportagem tentou falar com o secretário Guilerme Bellintani, mas os telefonemas não foram atendidos.

Ainda conforme a assessoria de imprensa do Município, a empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos, que não teve o nome divulgado, poderá sofrer sanções já que não cumpriu o que estava previsto em contrato.

 

Matéria relacionada:

Missa de padroeira da Bahia é prejudicada por conta de má estrutura

N
ota originalmente postada dia 8

Classificação Indicativa: Livre


Tags Conceição da Praia joceval rodrigues