Política

Cunha age para manter Maranhão no cargo, diz jornal

Publicado em 14/05/2016, às 14h50      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiu definir com seus aliados um formato de gestão da Casa de forma que ele, mesmo longe do cargo, consiga manter a influência sobre suas atividades, de acprdo com informações do jornal Estadão.
 
A reportagem revala que a ideia é manter o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), no posto. No entanto, quem comandará as sessões plenárias e a reunião de líderes partidários para definir a pauta de votações serão o segundo-vice-presidente Fernando Giacobo (PR-PR) e o primeiro-secretário Beto Mansur (PRB-SP), ambos integrantes do chamado “centrão”, grupo liderado por Cunha.
 
O formato será ainda repassado pelo Palácio do Planalto, que tem agora à frente o presidente da República em exercício, Michel Temer. O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, conversou ontem por telefone com Maranhão, que demonstrou disposição em colaborar com a nova administração. “Vamos construir um entendimento”, disse Geddel.
 
Ainda segundo o jornal, a decisão de Temer, por ora, é de não se envolver na discussão em torno da presidência da Câmara. Os aliados dizem que o presidente em exercício não quer repetir o erro da presidente afastada Dilma Rousseff na disputa pela presidência da Casa, no ano passado. O governo petista patrocinou a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Cunha, irritado com a participação direta de ministros de Dilma na campanha de Chinaglia, criou uma pauta-bomba.
 
Auxiliares de Temer sustentam que os possíveis candidatos a presidente da Câmara, como Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PPS-DF), foram favoráveis ao impeachment e estão na linha de frente de sustentação do novo governo.
 
Os aliados de Cunha disseram à publicação que ele está afastado dos acontecimentos da Casa, preocupado em resolver seus problemas com a Justiça e retomar o mandato.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Geddel Vieira Lima Dilma Rousseff Justiça dem PSDB Maranhão michel temer PSC Rodrigo Maia Eduardo Cunha PPS PTB Palácio do Planalto Arlindo Chinaglia psd jovair arantes waldir maranhão Beto Mansur