Política

Estação do Metrô no Aeroporto de Salvador poderá receber nome de Antônio Conselheiro

Sugestão da homenagem ao líder religioso é do deputado petista Rosemberg Pinto  |  

Publicado em 09/09/2017, às 17h54      Redação BNews

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei sugerido ao governador Rui Costa (PT) que batize a estação metroviária do Aeroporto Internacional de Salvador com o nome de Estação Antônio Conselheiro, um dos líderes da Guerra de Canudos. Em 2017, faz 120 anos que a guerra terminou.
 
“Em 2017, nomear a Estação do Metrô no Aeroporto como Estação Antônio Conselheiro, associada a um memorial Antônio Conselheiro no mesmo local é, sobretudo, fazer uma reparação histórica, visto que não há na Bahia nenhum monumento nem logradouro com essa justa denominação”, aponta o deputado.
 
“A Estação Antônio Conselheiro seria efetivamente um belo cartão de visitas em um dos mais movimentados portais de acesso a Bahia”, justifica o petista.

Nascido em Quixeramobim, no Ceará, Conselheiro fundou em 1893, no sertão da Bahia, o povoado de Belo Monte com terra coletiva para seus seguidores. Antes de chegar ao sertão baiano, o líder religioso peregrinou durante 20 anos pelo interior do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Antonio Conselheiro morreu em 22 de setembro e a resistência canudense durou até 5 de outubro de 1897, quando houve o encerramento das operações militares do governo da época.

Classificação Indicativa: Livre


Tags