Política

Dirceu tem esperança de STF acabar com prisão em segunda instância

Ex-ministro foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa  |  Folhapress

Publicado em 27/09/2017, às 06h49   Folhapress   Redação BNews

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, aumentou em dez anos a pena do ex-ministro José Dirceu na apelação criminal da Lava Jato que envolve a empresa Engevix. Com a decisão, a pena de Dirceu sobe de 20 anos e 10 meses para 30 anos, 9 meses e 10 dias, nesta terça-feira (26).

Dirceu deposita suas esperanças na possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) reverter ainda neste ano à decisão de mandar para a prisão condenados em segunda instância, segundo a colunista Mônica Bergamo. 

Ainda segundo a publicação, a maioria dos ministros do STF já sinalizou que pode mudar de entendimento, autorizando a prisão apenas depois de processos terem transitado em julgado. Não há, porém, data para a corte apreciar o tema.

Dirceu foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. O relator da 8ª Turma do TRF4, desembargador João Pedro Gebran Neto, afirmou que a pena severa não é resultado do rigor dos julgadores, mas da grande quantidade de delitos cometidos pelos réu.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags José Dirceu stf prisão ex-ministro segunda instância