Política

Comissão sobre terras indígenas pode não ser criada por Maia para não "criar polêmica"

Maia destacou que não vai interferir na pauta das comissões, mas pode decidir se instala ou não uma comissão especial para debater a PEC  |  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 26/08/2019, às 14h57   Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Agência Câmara Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a comissão especial da PEC que trata de atividades agropecuárias e florestais em terras indígenas pode não ser criada, se o texto sinalizar polêmicas que podem prejudicar a imagem do Brasil.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 187/16) autoriza as comunidades indígenas a “praticar os atos necessários” para atividades agropecuárias e florestais em suas terras e a comercializar a produção. A admissibilidade do texto aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Maia destacou que não vai interferir na pauta das comissões, mas pode decidir se instala ou não uma comissão especial para debater a PEC.

“Não posso interferir na pauta das comissões, cada comissão tem sua liberdade. O que eu decido é: se instalo uma comissão de uma PEC ou não", explicou o presidente. "Se avançar na CCJ, vou avaliar se, neste momento, cabe ou não. Se for algo que sinalize alguma polêmica, algum encaminhando que gere mais narrativas negativas sobre o Brasil, é claro que vai ficar onde está”, afirmou Rodrigo Maia.

Há previsão de que o texto seja votado pela CCJ nesta semana.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polêmica Rodrigo Maia comissão Terras indígenas