Política

Rui sugere que escolas adequem calendário ao trabalho de estudantes em colheitas

"Eles abandonam por um, dois, três meses a escola, já não voltam mais. Até tenho pedido pras escolas se adequarem a essa realidade"  |  Vagner Souza/ BNews

Publicado em 02/09/2019, às 17h40   Vagner Souza/ BNews   Pedro Vilas Boas e Juliana Nobre

O governador do estado, Rui Costa (PT), sugeriu que as escolas adequem seu funcionamento ao período de colheitas, a exemplo do café, para que estudantes que trabalham nessa época possam continuar frequentando as aulas. 

"Eles abandonam por um, dois, três meses a escola, já não voltam mais. Até tenho pedido pras escolas se adequarem a essa realidade. Não adianta dar murro em ponta de faca e manter a programação fixa da escola", disse a jornalistas nesta segunda-feira (2), durante lançamento de um programa de bolsas de monitoria para estudantes.

A declaração foi dada após ser questionado se o objetivo do novo programa tem relação com a queda da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), registrado no ano passado.

"Se a escola sabe que um número grande de jovens sai da escola durante dois meses pra colher café, é preciso manter esse alunos na escola e mudar o horário, período, se for o caso, até abrir um hiato de dois meses para retomar lá na frente", explicou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags trabalho estudantes Rui Costa Ideb colheita