Política

Neto anuncia veto ao projeto de Aleluia: "Hoje é Paulo Freire e amanhã é não sei o quê"

Vereador propôs que instituição passasse a se chamar escola municipal José Bonifácio  |  BNews/Roberto Viana

Publicado em 19/12/2019, às 15h28   BNews/Roberto Viana   Luiz Felipe Fernandez e Henrique Brinco

O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou, na tarde desta quinta-feira (19), que vai vetar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Salvador que retira o nome do educador Paulo Freire de uma escola em Salvador. O texto é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (DEM), que propôs que a instituição passasse a se chamar escola municipal José Bonifácio, em homenagem ao patriarca da Independência do Brasil.

"Vou vetar. As minhas decisões não são tomadas com base em ideologia. Temos que respeitar as diferenças ideológicas, mesmo sendo um projeto de autoria de um vereador do meu partido e da minha bancada. Não faz sentido você tirar o nome de uma escola. Hoje é Paulo Freire e amanhã é não sei o quê", afirmou, durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Lagoa da Paixão, em Nova Brasília de Valéria. "Jamais vou permitir que a prefeitura terá esse tipo de postura, atendendo a qualquer pensamento ideológico", completou.

O projeto de Aleluia causou polêmica e causou protestos da base e da oposição, que alegaram não saber que a matéria seria votada no pacote de projeto de vereadores, aprovado na última terça-feira (17). Há um movimento entre os edis, inclusive, para revogar a aprovação.

Leia também:
Aleluia ironiza e diz que vereadores “dormiram no ponto” ao aprovar retirada de Paulo Freire em nome de escola
CMS: Líder do governo diz que base não apoia projeto que retira Paulo Freire em nome de escola
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal de Salvador CMS dem ACM Neto josé bonifácio alexandre aleluia paulo freire