Política

Anunciada por ministro como projeto de Bolsonaro, obra em estação na Antártida começou em 2013

Estação Comandante Ferraz foi destruída há oito anos e recebeu investimento de R$ 415 milhões do governo federal  |  Divulgação

Publicado em 14/01/2020, às 11h55   Divulgação   Redação BNews

Não tão ativo nas redes sociais como outros colegas, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, usou o seu perfil no Twitter para anunciar a inauguração da Nova Estação Antártica Comandante Ferraz. 

O militar, que foi um dos poucos latino-americanos a irem ao espaço, comunicou a novidade em um post feito nesta terça-feira (13), no qual atribui a obra de reconstrução da Estação ao presidente Jair Bolsonaro. Contudo, a informação não é correta. A base científica foi parcialmente destruída há oito anos por um incêndio trágico, que resultou na morte de duas pessoas.

Inauguração Nova Estação Antártica Comandante Ferraz.
Um grande projeto do Governo Jair Bolsonaro, através da parceria entre a Marinha do Brasil, responsável pela estrutura e operações, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, responsável pelas pesquisas pic.twitter.com/7PuHmg8tjx

— Marcos Pontes (@Astro_Pontes) January 13, 2020

O plano de recuperação da Estação Comandante Ferraz começou em 2013, no governo de Dilma Roussef (PT), e deveria ter sido concluído em 2016, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

A inauguração seria realizada nesta terça-feira (14), às 17h, mas o mau tempo impediu a chegada de autoridades no local para a cerimônia, como o vice-presidente General Hamiltom Mourão.

A obra já está em fase final, restando apenas alguns ajustes, como explica o capitão da Marinha e subchefe da estação, Rafael Santana de Rocha. Segundo ele, mais de 90% dos sistemas já estão prontos para serem utilizados na estação, que atualmente abriga 62 pessoas.

"A gente migra para lá dia 14, mas precisamos entender a cerimônia como um organismo vivo. A gente precisa operar para entender o sistema e nos qualificar como grupo base", explica Rocha.

Localizada na ilha Rei George, a estação teve investimentos de cerca de R$ 415 milhões do governo federal. O local tem 4.500m de área construída, com 17 laboratórios com capacidade para até 65 pessoas e é uma das mais modernas da região.

Classificação Indicativa: Livre


Tags governo federal antártida Marcos Pontes estação comandante ferraz