Política

Solla quer que MPF investigue conduta do Conselho Federal de Medicina em resolução sobre revalidação de diplomas

Solla quer que MPF investigue conduta do Conselho Federal de Medicina em resolução sobre revalidação de diplomas  |  Divulgação/PT

Publicado em 04/07/2020, às 16h25   Divulgação/PT   Redação BNews

O deputado federal Jorge Solla (PT) ingressou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) com a solicitação de abertura de inquérito contra Mauro Luiz de Britto Ribeiro, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), e Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, secretária-Geral da instituição. 

O parlamentar argumenta que a dupla cometeu crime de responsabilidade ao assinarem no último dia 25 de junho uma resolução que veda e estabelece punições para médicos que participarem de processos de revalidação de diploma de brasileiros formados no exterior. O documento foi publicado em edição do Diário Oficial da União.

Para Solla, a medida consiste em "nítido abuso de poder e desvio de finalidade na prática do ato administrativo, conquanto ausente de legalidade, competencia e
moralidade". Na avaliação do deputado, a resolução representa uma tentativa de impedir o processo de revalidação em curso em universidades estaduais no Nordeste. 

A norma do CFM ameaça punir “médicos professores, coordenadores de cursos de Medicina, diretores clínicos e técnicos dos hospitais públicos e privados e de outros campos de prática de ensino onde estejam sendo realizadas atividades médicas por revalidando, atividades acadêmicas ou qualquer tipo de ensino do ato médico. 

“É constrangedor que o presidente do Conselho Federal de Medicina tope assumir o papel de capataz de um corporativismo tão mesquinho. Ele sabe, todos sabemos que a legislação brasileira autoriza que as universidades públicas revalidem diplomas, era exclusivamente por essa via que se fazia até criarmos o Revalida, em 2011”, acusa.

Solla recorda que desde o impeachment de Dilma Rousseff (PT), nenhuma nova edição do Revalida foi realizada. Na ação, o petista também solicita que seja apurado o cometimento de crimes penais pelo presidente e pela secretária-geral.

Classificação Indicativa: Livre


Tags MPF Jorge Solla resolução conselho federal de medicina Revalidação conduta Diplomas investigue