Política

Alcolumbre pode emperrar proposta de privatização da Eletrobras após apagão no Amapá

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), ficou irritado com situação no seu estado e deve dificultar proposta do governo Bolsonaro  |  Agência Senado

Publicado em 09/11/2020, às 13h25   Agência Senado   Redação BNews

Resistente à privatização da Eletrobras, o presidente do Senado, Davi Alcolubre (DEM-AP), ficou ainda mais receoso à proposta após o apagão no estado do Amapá, que desestabilizou a sua relação com o governo Bolsonaro.

O Governo Federal prometeu reestabilizar o abastecimento de energia, que gerou um caos na cidade com a falta de água, combustível e internet. Senador eleito pelo estado e irmão de Josiel Alcolumbre, favorito na disputa pela prefeitura em Macapá, capital do estado, o democrato já estaria irritado com a demora para resolução do problema, de acordo com informações do Congresso em Foco, do UOL.

Como retaliação, ele já teria avisado a aliados que não pretende votar a proposta do governo de privatizar a Eletrobras e em outras áreas de energia e gás. Segundo Alcolumbre, o assunto não será pautado enquanto estiver na presidência da Casa.

O ministro Paulo Guedes chegou a tentar um acordo com o Senado para que a matéria consiga avançar, mas não conseguiu o apoio principalmente de parlamentares do Norte e Nordeste, estados que ainda dependem do abastecimento das estatais.

A estratégia do governo era ter algum senador que assumisse a autoria do projeto, o que tiraria a obrigação de passar pela Câmara dos Deputados, mas o plano não funcionou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags presidente Senado Amapá governo apagão privatização bolsonaro eletrobras bnews davi alcolumbre