Política

Cacique Raoni diz que falas de Bolsonaro não "tem importância" e promete resistir contra garimpeiros

O cacique da etnia Kaiapó indicado ao Nobel da Paz disse que seguirá na luta pela preservação de seu povo   |  Carol Garcia GOVBA

Publicado em 04/12/2020, às 09h47   Carol Garcia GOVBA   Redação BNews

O cacique Raoni Metuktire, indígena da etnia Kaiapó e um dos favoritos ao Nobel da Paz deste ano, criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), durante entrevista ao Programa do Bial, da TV Globo, na madrugada desta sexta-feira, (4). Raoni disse que para ele "não tem importância" o que Bolsonaro fala. O presidente da República já criticou indígenas, chamando os de "preguiçosos", e deu aval para que seu governo possa trabalhar para implantação da mineração em terras indígenas.

O cacique da etnia Kaiapó indicado ao Nobel da Paz disse que seguirá na luta pela preservação do povo indígena e de suas terras. Ele críticou o passado de invasão e escravidão realizado por "homens brancos".

“Os nossos antepassados, nossas avós e avôs foram os primeiros habitantes desta terra aqui, e antes não existia esta destruição Depois vocês brancos cruzaram o mar e chegaram aqui até nos. Vocês vieram em barcos e chegaram até aqui, onde vivam os nossos antepassados, e vocês os enganaram. Mas vocês não conseguiram fechar meus olhos nem tapar meus ouvidos. Os garimpeiros, os madeireiros, os fazendeiros estão neste momento destruindo a nossa floresta e eu não posso aceitar", reforçou Raoni.

Classificação Indicativa: Livre


Tags nobel cacique Indígena garimpo raoni