Política

Renan Calheiros tenta frustrar planos do DEM e defende nome do MDB para presidência do Senado

Senador tem atuado para eleger um nome do partido e passar por cima do presidente Davi Alcolumbre, que tenta formar bloco de apoio a Rodrigo Pacheco (DEM)  |  Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 15/12/2020, às 08h42   Marcos Oliveira/Agência Senado   Redação BNews

O senador Renan Calheiros (MDB) tem se esforçado para frustrar os planos do atual mandatário Davi Alcolumbre (DEM) de emplacar um sucessor do próprio partido na Casa. Com o veto à possibilidade de reeleição, vários partidos - dentre eles o MDB - passaram a se articular para aproveitar o espaço e agitar a briga pelas cadeiras do legislativo.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a bancada do MDB se reúne nesta quarta-feira (16) para chegar a um consenso quanto ao nome. Ex-presidente do Senado, Renan Calheiros tem preferência pelo líder da bancada, Eduardo Braga (AM), ou Fernando Bezerra, o líder do governo no Congresso Nacional. Correm por fora ainda Simone Tebet (MS) e Eduardo Gomes (TO).

Em coletiva nesta segunda-feira (14), em Salvador, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, praticamente cravou a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM) ao Senado e destacou que esta era uma articulação de Davi Alcolumbre, que estava adiantado em todo o processo. O nome de Pacheco descartaria uma eventual disputa pela presidência da Câmara pelo partido, já que o próprio ACM Neto reconheceu que a sigla teria representante em apenas uma das eleições.

Classificação Indicativa: Livre


Tags eleição dem Senado presidência congresso Renan Calheiros MDB bnews davi alcolumbre